Fundação Carolina divulga bolsas de estudo para pós-graduação na Espanha


A Fundação Carolina oferece bolsas de estudo para estudantes e docentes de país latino-americano, membro da Comunidade Ibero-Americana de Nações, para mobilidade internacional, em cooperação com universidades espanholas. Ao todo, serão 669 bolsas para pós-graduação em várias áreas do conhecimento, como ciência e novas tecnologias; energia, meio ambiente, sustentabilidade e infra-estrutura; ciências da saúde; economia e finanças, negócios e desenvolvimento organizacional; ciências sociais e jurídicas; artes, humanidades e comunicação; engenharia e análise de dados.  

 

 

INSCRIÇÕES:

 

As regras de inscrição e documentos necessários para bolsas de mobilidade pela Fundação Carolina variam de acordo com o seu programa, nível de graduação e instituição de destino. Cada um desses contempla um edital próprio, que pode ser encontrado no site oficial da organização em: https://gestion.fundacioncarolina.es/programas

 

Para concorrer às bolsas de pós-graduação e das áreas de mobilidade e estudos institucionais em que não seja necessária – baseado em edital próprio – intermediação com a instituição de origem, deve-se fazer cadastro no site da Fundação Carolina, selecionar bolsa desejada e informar:

  • Dados pessoais; 
  • Idiomas;
  • Formação universitária;
  • Formação complementar;
  • Experiência profissional;
  • Publicações;
  • Outros dados;
  • Dados socioeconômicos;

 

Nos casos das bolsas de doutorado, pós-doutorado, estadias curtas de pós-doutorado e algumas bolsas de estadia de pesquisa, não é possível fazer a submissão através do site. Para isso, é necessário enviar os documentos para a instituição de origem que estabeleceu convênio com a Fundação Carolina.

 

Os prazos para inscrição também variam de acordo com a modalidade de estudo. As datas para submissão online são:

  • Bolsas de mestrado e estudos institucionais: 14 de março
  • Programa da Escola Complutense de Verão: 21 de fevereiro

 

Nos casos em que seja necessário o envio de documentos para a SRI, o prazo é:

  • Doutorado, estadias curtas de pós-doutorado e bolsas de pesquisa que necessita envio de documentos pela SRI: 22 de março

 

No caso da UFBA, a documentação exigida deve ser encaminhada para o e-mail da Superintendência de Relações Internacionais (sri_intercambio@ufba.br). Nessa conjuntura, o prazo é reduzido para a instituição ter tempo hábil de enviar as documentações dos seus alunos para a universidade ou centro de pesquisa de destino.

 

Os documentos necessários podem variar com base no seu programa escolhido. Para isso, é importante consultar a aba “Processo de seleção” e verificar o que precisa ser enviado no caso da bolsa desejada. No entanto, em todos os casos deverá ser enviado à SRI:

  • Nome completo;
  • Cópia do RG / CPF;
  • Cópia do passaporte;
  • Link do lattes;
  • Número de SIAPE (para comprovar que é servidor);,
  • Cópia do diploma de mestrado e/ou doutorado;
  • Indicação da universidade da Espanha de sua preferência;
  • Resumo com 250 palavras (máximo) do projeto de pesquisa que pretende realizar.

 

Outros documentos poderão ser exigidos, como no caso de:

 

Doutorado:

  • Cópia autenticada e legalizada do diploma de graduação;
  • Cópia autenticada e devidamente legalizada do grau de mestre e certificado comprovativo de que este grau dá direito ao acesso a estudos de doutoramento no país de emissão;
  • Cópias dos documentos que comprovem o estabelecido no currículo;
  • Cópia da carta de admissão ao programa de doutorado de uma universidade espanhola;
  • Cópia do passaporte válido;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado original do cargo que ocupa na universidade de origem.

 

Estadias curtas de pós-doutorado:

  • Cópia autenticada e legalizada do diploma de graduação;
  • Cópia autenticada e devidamente legalizada do grau acadêmico de doutor;
  • Cópias dos documentos que comprovem o estabelecido no currículo;
  • Cópia da carta-convite ou carta de admissão do centro receptor.
  • Cópia do passaporte válido;
  • Comprovante de residência;

 

*Não serão admitidas inscrições sem a documentação completa e fora do prazo mencionado anteriormente. 

 

Dúvidas poderão ser enviadas para: informacion@fundacioncarolina.es

 

Site oficial da Fundación Carolina: https://www.fundacioncarolina.es/