Guia de Intercâmbio Estudantil IN

São diversas as maneiras de Intercâmbio estudantil disponíveis ao corpo discente de graduação e pós-graduação. A necessidade de procedimentos operacionais para cada uma destas possibilidades é evidente. Neste guia apresentamos as situações de intercâmbio IN, aplicáveis a estudantes de outras instituições que desejam vir para a UFBA. De forma semelhante, informações para estudantes da UFBA, que desejam participar de programa de intercâmbio em outras instituições, estão disponíveis no Guia de Intercâmbio Estudantil – OUT.

 

1) Alunos de graduação que vem à UFBA para cumprir programas de intercâmbio.

 

I)   Alunos de Universidades conveniadas:

i)       Fazer a inscrição junto à SRI -UFBA.

ii)      Fazer planejamento de componentes curriculares que serão cumpridos na UFBA.

iii)     Aguardar confirmação de aceitação do programa de estudos pela UFBA e proceder com as adequações necessárias caso a solicitação original não seja aceita.

iv)     Apresentar-se à SRI após chegada a Salvador para verificação da documentação, visto de estudante, e confirmação de matrícula.

v)      Informar à SRI a data prevista de retorno ao país de origem.

vi)     Registros escolares serão disponibilizados após a conclusão do período de intercâmbio. O estudante poderá recebê-los diretamente na UFBA ou, caso não esteja mais no Brasil, os registros serão enviados por correio.

 

II)    Alunos de Universidades não-conveniadas:

i)       Fazer a inscrição junto à SRI-UFBA.

ii)      Fazer planejamento de componentes curriculares que serão cumpridos na UFBA.

iii)     Aguardar confirmação de aceitação do programa de estudos pela UFBA e proceder com as adequações necessárias caso a solicitação original não seja aceita.

iv)     Apresentar-se à SRI após chegada a Salvador para verificação da documentação, visto de estudante, e confirmação de matrícula.

v)      Informar à SRI a data prevista de retorno ao país de origem.

vi)     Registros escolares serão disponibilizados após a conclusão do período de intercâmbio. O estudante poderá recebê-los diretamente na UFBA ou, caso não esteja mais no Brasil, os registros serão enviados por correio.

 

III)   Alunos do Programa PEC-G:

i)       Fazer a inscrição junto à Embaixada do Brasil no país de origem.

ii)      Aguardar confirmação de aceitação do programa com indicação da UFBA como instituição onde o programa será cumprido.

iii)     Apresentar-se à PROAE após chegada a Salvador para verificação de documentação, visto de estudante, etc.

iv)     Apresentar-se ao Colegiado do Curso correspondente para realização de matrícula.

v)      Apresentar-se à SRI com finalidade de registro.

 

2) Alunos de pós-graduação que vem à UFBA para cumprir programas de intercâmbio.

 

I)       Alunos para Programa de Doutorado Sanduíche (PDSE):

i)      Uma vez matriculado para curso de pós-graduação em instituição no exterior, fazer o contato com o orientador na UFBA, com interveniência ou não do colegiado do curso, definindo assuntos como equivalência entre os programas, tempo e carga horária previstas para o curso, tema da dissertação/tese, tempo de permanência na UFBA e no exterior, financiamento da estadia, etc.

ii)       Submeter o projeto do PDSE à aprovação do Colegiado do Curso, enviando-o em seguida à PRPPG e SRI para registro.

iii)     Desenvolver, sob supervisão do Colegiado, as atividades previstas no convênio assinado, atentando ao cumprimento dos períodos de estadia previstos para o exterior e para a UFBA, efetivando matrícula na UFBA mesmo durante os períodos de estadia no exterior.

 

II)    Alunos para Programas de Cotutela de tese:

i)         Uma vez matriculado para curso de Pós-Graduação em instituição no exterior, fazer o contato com o orientador na UFBA, com interveniência ou não do colegiado do curso, definindo assuntos como equivalência entre os programas, tempo e carga horária previstas para o curso, tema da dissertação/tese, tempo de permanência na UFBA e no exterior, financiamento da estadia, etc.

ii)       Preparar convênio individual de cotutela, tendo necessariamente uma versão na língua portuguesa, que esteja de acordo com a Resolução 01/2006 da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA.

iii)     Submeter o convênio à aprovação e assinatura por parte das autoridades competentes na instituição estrangeira.

iv)     Enviar o convênio para tramitação entre diversas instâncias na UFBA. O processo tem início no Colegiado responsável pelo curso, que deverá aprová-lo e em seguida encaminhar à PRPPG e SRI para verificação, registro e aposição da assinatura do Reitor, e posterior devolução à instituição, de uma cópia devidamente assinada.

v)       Desenvolver, sob supervisão do Colegiado, as atividades previstas no convênio assinado, atentando ao cumprimento dos períodos de estadia previstos para o exterior e para a UFBA, efetivando matrícula na UFBA mesmo durante os períodos de estadia no exterior.

vi)     Apresentar e defender a dissertação/tese dentro do prazo previsto, que deverá ser composta de acordo com as normas da Resolução 01/2006.

vii)   Informar à SUPAC, a SRI, e ao CCCONV sobre a conclusão do programa de cotutela para fins de registro.

viii) Solicitar a emissão dos dois diplomas por cada uma das instituições.

 

III) Alunos do Programa PEC-PG:

i)         Fazer a inscrição junto à Embaixada do Brasil no país de origem.

ii)       Aguardar confirmação de aceitação do programa com indicação da UFBA como instituição onde o programa será cumprido.

iii)     Apresentar-se à PROPG após chegada a Salvador para verificação de documentação, visto de estudante, etc.

iv)     Apresentar-se ao Colegiado do Curso correspondente para realização de matrícula.

v)       Apresentar-se à SRI com finalidade de registro.

 

IV) Alunos estrangeiros que pleiteiam a realização do curso de Pós-Graduação completo na UFBA:

i)         Fazer a inscrição junto ao programa de Pós-Graduação correspondente.

ii)       Aguardar resultado do processo de seleção do programa.

iii)     Apresentar-se à SRI para verificação de documentação, visto de estudante, etc.

iv)     Apresentar-se ao Colegiado do Curso correspondente para realização de matrícula.