Prezados estudantes,

A Universidade Federal da Bahia permanece atenta às informações oficiais acerca da evolução da propagação do novo coronavírus (Covid-19). Um grupo de trabalho foi formado pela Administração Central para monitorar a evolução da epidemia, baseando-se nas informações oficiais divulgadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS, ligada à Organização Mundial da Saúde), pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A Universidade recomenda a você, estudante em intercâmbio no exterior, que procure manter a calma e seguir a orientação dos órgãos oficiais de saúde pública do país onde se encontra e da instituição que o/a acolhe. A decisão de continuar o período de estudos no exterior ou regressar ao Brasil deve ser tomada por você e por sua família, avaliando condições de moradia e de mobilidade dos locais. onde você se encontra.

Caso você decida retornar ao Brasil e deseje retomar seu curso de graduação no semestre vigente – 2020.1, iniciado no dia 02 de março –, recomendamos que providencie, até 04 de abril, a reativação de sua matrícula, por meio de procurador devidamente autorizado.

Aos que decidam retornar, a Universidade recomenda ainda que procurem os serviços públicos de saúde tão logo cheguem ao Brasil, e que sigam rigorosamente as orientações recebidas. Nos casos em que o estudante necessite cumprir período de isolamento domiciliar por orientação médica, ao retornar a Salvador, o Colegiado deve ser informado, para que possa autorizar a retomada do curso na modalidade “exercícios complementares”.

A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA está em contato com cada um de vocês e segue à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais necessários.