Meu Amigo UFBA

Você é estudante de graduação ou de pós-graduação e deseja contribuir para o sucesso dos estudos de um estudante estrangeiro na UFBA?

 

Participe do Programa Meu Amigo UFBA. Não é mais necessário viajar para ter uma experiência internacional. A Universidade Federal da Bahia recebe centenas de estudantes estrangeiros por ano, o que significa, entre outros fatores, oportunidades para praticar outros idiomas, fazer novas amizades, conhecer melhor outras culturas, bem como ter contato com estudantes de universidades estrangeiras. O Meu Amigo UFBA ajudará o intercambista na integração com nosso povo e nossa cultura.

 

O que é o Programa Meu Amigo UFBA?

 

O Programa Meu Amigo UFBA colabora na recepção de um estudante estrangeiro intercambista na Universidade. Para participar basta ser estudante regularmente matriculado na graduação ou na pós-graduação da Universidade.

 

O que faz um Amigo UFBA?

 

Ele auxilia o estudante estrangeiro:

- melhor localização para moradia. (O Amigo UFBA conhece melhor a cidade e os melhores lugares para se morar, considerando: localização/entorno/segurança e outras informações úteis);

- no seu traslado aeroporto-local de hospedagem. (Caso possa, é interessante que o Amigo UFBA recepcione o intercambista na sua chegada ao aeroporto, guiando-o até a sua casa/hostel, etc. Não podendo fazê-lo, ele deverá orientá-lo como chegar ao local de destino.)

- na orientação do intercambista sobre como descobrir a UFBA. (Os trajetos até os campi da UFBA estão descritos no Guia de Mobilidade Estudantil (link para o guia curto bem vindo à UFBA em português e em inglês pdf (8) (9) elaborado pela AAI/UFBA);

- na orientação do intercambista sobre como se localizar na cidade;

- na integração cultural do intercambista na cidade. (Aconselha-se também que o Amigo UFBA ajude o intercambista com questões rotineiras - como o uso de transporte público, bancos, correios, supermercados - e com atividades de integração cultural).

 

Para participar do Programa Meu Amigo UFBA, consulte os Editais