Para os estudantes interessados em mestrado, doutorado e pós-graduação, estão abertas as inscrições para a Bolsa de Educação Internacional do Governo da Irlanda (GOI – IES). Até o dia cinco de março de 2025, os discentes vão poder aplicar para o edital, que deve disponibilizar até 60 vagas no país. Não há restrição de cursos.
Em caso de aprovação, os/as alunos/as vão receber uma bolsa de 10 mil euros para custear despesas como transporte, moradia e alimentação durante sua estadia na Irlanda. Além disso, o programa pagará integralmente os estudos do/a bolsista, incluindo matrícula e outras taxas administrativas da universidade escolhida pelo estudante. As vagas são válidas para o ano letivo de 2025-2026.
Qualquer estudante que não tenha origem domiciliar na União Europeia ou Espaço Econômico Europeu é apto para se candidatar. Excepcionalmente, por conta da guerra contra a Ucrânia, alunos da Rússia e Bielorrússia não poderão aplicar. Os critérios de avaliação incluem:
Qualificações acadêmicas, conquistas e experiência de trabalho
Duas referências enviadas através do portal online de aplicação do Higher Education Authority (HEA), órgão responsável pelo ensino superior e pesquisa no país
Declaração do aplicante demonstrando: o benefício de se tornar um bolsista do GOI – IES para o próprio estudante (pessoalmente e profissionalmente), o HEA, a Irlanda (economicamente e socialmente) e o país de origem do aluno; como o bolsista vai se envolver na sociedade irlandesa para além dos estudos, com o objetivo de maximizar a troca de experiência acadêmica e cultural do programa; Há quanto tempo o aplicante mostra interesse na Irlanda e quais ligações ele fará com o país durante seu período enquanto estudante.
Vale ressaltar que o estudante precisa já ter uma oferta de matrícula na universidade desejada. Por conta disso, é preciso aplicar separadamente à instituição de escolha.