DAAD - Estadias de pesquisa na Alemanha para professores universitários de artes e arquitetura

© iStock

Criado para professores de artes e arquitetura vinculados a uma instituição de ensino superior, o programa “Study Visits for Academics – Artists and Architects” oferece um auxílio para estadias de pesquisa de um a três meses na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt).

Os candidatos devem atuar como professores universitários em uma das seguintes áreas:
  1. Arquitetura
  2. Artes Plásticas/ Cinema/ Design/ Comunicação Visual
  3. Artes Cênicas/ Dança
  4. Música

A próxima chamada estará aberta até o dia 05/03/2024 para estadias de pesquisa a partir de setembro de 2024.

Os selecionados ganham uma bolsa mensal de cerca de 2.000 euros e auxílio para passagem aérea.

Leia os detalhes do edital “Study Visits for Academics – Artists and Architects” aqui.

O objetivo do programa é fomentar a cooperação artística com as instituições alemãs anfitriãs. Uma mesma estadia pode ser realizada em diferentes instituições na Alemanha.

Os interessados devem escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e entrar diretamente em contato com elas. Depois, deve ser feita a candidatura ao auxílio de estadia no portal do DAAD. Esse auxílio só pode ser concedido uma vez a cada três anos.