© iStock/DAAD
Pesquisadores brasileiros e alemães trabalhando em parceria têm ótima oportunidade de fomento à pesquisa com o programa Probral, fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o DAAD. O programa financia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos dos dois países vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma no Brasil e uma na Alemanha. O último edital, de 2023, pode ser consultado aqui. A próxima chamada está prevista para abril de 2024.
Serão escolhidos até 30 projetos para receber o fomento pelo período de dois anos, que podem ser prorrogados por mais dois anos. As propostas podem ser de qualquer área do conhecimento e devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes. O Probral prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e manutenção dos projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.
Os professores brasileiros devem apresentar suas candidaturas junto à Capes. Os proponentes devem atentar para o prazo de cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira no Sistema de Inscrições da Capes (caso já não tenha havido cadastramento). O site da Capes tem uma página dedicada ao Probral, com a visão geral do programa, links para o edital atual e os antigos.
Já os professores alemães solicitam o apoio junto ao DAAD na Alemanha e devem buscar as informações necessárias na página do Programa PPP, denominação dada ao Probral no lado alemão. Na referida página, estão os links para os documentos necessários à candidatura. O contato do DAAD na Alemanha para esclarecer dúvidas dos professores alemães relativas ao programa é Thomas Römpke (roempke@daad.de).