[DIVULGAÇÃO] Bolsas de pesquisa, doutorado e pós-doutorado na Suíça ou em Hong Kong

ATENÇÃO: A SRI/UFBA realiza apenas a DIVULGAÇÃO das oportunidades de intercâmbio, não possuindo qualquer influência ou responsabilidade sobre o processo seletivo.

 

A SRI selecionou duas oportunidades de intercâmbio acadêmico imperdíveis para bolsas de pesquisa, doutorado e pós-doutorado na Suécia ou em Hong Kong, confira a seguir!

 

- *Bolsas de Excelência do Governo Suíço 2026/2027*

 

A bolsa de pesquisa (bolsa de pesquisa, doutorado, pós-doutorado) está disponível para pesquisadores/as de pós-graduação em qualquer disciplina que planejem ir para a Suíça para realizar pesquisas ou estudos complementares em nível de doutorado ou pós-doutorado. As bolsas são concedidas para pesquisa ou estudo em diversas instituições de pesquisa suíças, incluindo universidades e institutos.

 

A duração da bolsa é de 12 meses, havendo possibilidade de renovação, e seu valor pode variar entre CHF 1.920 à CHF 3.500 por mês, dependendo do programa escolhido.

 

Inscrições até 27 de outubro de 2025.

 

Acesse o edital [aqui]

 

- *400 bolsas para PhD nas melhores universidades de Hong Kong*

 

Em sua edição 2026/27, o Hong Kong PhD Fellowship Scheme (HKPFS) receberá projetos nas áreas de ciências, medicina, engenharia e tecnologia, bem como humanas, ciências sociais e negócios. Entre as oito instituições participantes, seis estão entre as 300 melhores do mundo. Quatro delas ficam entre as 50 melhores mundialmente.

 

A bolsa, que cobre os três anos de estudo e pesquisa, oferece um auxílio anual de 340.800  HKS – aproximadamente 43.690 dólares – além de um fundo para pesquisa de 14.200 HKS (ou 1.820 dólares) que pode ser usado para viagens, participação em conferências ou outras atividades relacionadas ao seu projeto.

 

Inscrições até 01 de dezembro de 2025.

 

Acesse o edital [aqui]

 

A SRI destaca que é de suma importância a leitura completa dos editais/sites oficiais para a inscrição e mais informações sobre os processos seletivos. Os critérios de elegibilidade e seleção devem ser considerados e avaliados pelo/a pesquisador/a antes da candidatura.