[Divulgação CAPES] Move La América abre inscrição para 800 bolsas

Foto: Imagem ilustrativa (iStock)

Oferta é de bolsas de mestrado e doutorado, no formato sanduíche, para estudantes de instituições da América Latina e do Caribe

Começou nesta segunda-feira, 22 de julho, a fase de inscrição de candidatos para a primeira edição do Programa Move La América, que oferta bolsas para que estudantes de outros países da América Latina e do Caribe complementem seus estudos no Brasil. O prazo para apresentação de candidaturas vai até 8 de agosto. O número de vagas de cada instituição de ensino superior brasileira participante da iniciativa pode ser acessado no site da CAPES.

Com o Move La América, a CAPES promove a internacionalização do Sistema Nacional de Pós-Graduação e o intercâmbio de conhecimentos dentro do território nacional. O programa concederá até 500 bolsas de mestrado-sanduíche, com duração de dois a três meses, e 300 de doutorado-sanduíche, por período de dois a seis meses.

A apresentação da candidatura deve ser realizada pelos estudantes estrangeiros por meio do Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). As três rodadas de seleção pelas IES acontecerão de 15 a 22 de agosto, de 29 de agosto a 5 de setembro e de 12 a 19 de setembro. As pró-reitorias farão as homologações de 26 de setembro a 3 de outubro. Os resultados desta etapa serão conhecidos a partir de 8 de outubro.

Cumpridas essas etapas, ocorre a análise técnica, até 7 de novembro, seguida pelo resultado preliminar, a partir do dia 8. Os candidatos terão dez dias corridos para recorrer. A divulgação final será a partir de 26 de novembro. O início das atividades está mantido para o primeiro semestre de 2025.

Sobre o Programa

O Programa Move La América é uma ação da CAPES para internacionalizar a pós-graduação brasileira a partir da atração de pesquisadores dos outros países da América Latina e do Caribe. São concedidas bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche para que profissionais das nações participantes complementem seus estudos no Brasil.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)

_________________________________________________________________________________________________________________

Move La América abre inscripción para 800 becas en Brasil

La oferta incluye becas de maestría y doctorado, en formato sándwich, para estudiantes de instituciones de América Latina y el Caribe

Este lunes 22 de julio comenzó la inscripción de candidatos para la primera edición del Programa Move La América, que ofrece becas para que estudiantes de otros países de América Latina y el Caribe complementen sus estudios en Brasil. El plazo para presentar candidaturas se extiende hasta el 8 de agosto. El número de vacantes en cada institución de educación superior brasileña participante está disponible en el sitio web de CAPES.

Con Move La América, CAPES promueve la internacionalización del Sistema Nacional de Posgrado y el intercambio de conocimientos dentro de Brasil. El programa concederá hasta 500 becas de maestría-sándwich, con una duración de dos a tres meses, y 300 de doctorado-sándwich, por un período de dos a seis meses.

Los estudiantes extranjeros deben presentar su candidatura a través del Sistema de Inscripciones de CAPES (Sicapes). Las tres rondas de selección por las instituciónes se llevarán a cabo del 15 al 22 de agosto, del 29 de agosto al 5 de septiembre y del 12 al 19 de septiembre. Las vicerrectorías realizarán las homologaciones del 26 de septiembre al 3 de octubre. Los resultados de esta etapa se publicarán a partir del 8 de octubre.

Cumplidas estas etapas, se realizará el análisis técnico hasta el 7 de noviembre, seguido por el resultado preliminar a partir del 8 de noviembre. Los candidatos tendrán diez días corridos para apelar. La divulgación final será a partir del 26 de noviembre. El inicio de las actividades está previsto para el primer semestre de 2025.

Sobre el Programa

El Programa Move La América es una acción de CAPES para internacionalizar el posgrado brasileño, atrayendo investigadores de otros países de América Latina y del Caribe mediante  becas de maestría-sándwich y doctorado-sándwich ppara complementar sus estudios en Brasil.

La Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES) es un organismo vinculado al Ministerio de Educación de Brasil (MEC).

(Brasilia – Redacción CGCOM/CAPES)

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/move-la-america-abre-inscricao-para-800-bolsas