Governo Canadense divulga edital de intercâmbio do Programa ELAP

O Governo do Canadá divulga nova edição do seu programa de bolsas de intercâmbio intitulado ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program, ou Programa de Líderes Emergentes nas Américas. São oferecidas bolsas a estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar pesquisa no Canadá, com duração de 4 a 6 meses.

As bolsas contemplam valores, em dólares canadenses, a depender do nível de graduação e duração da estadia. Os valores estão descritos na tabela abaixo.

Componente de prêmio Valor Duração Atividades
Graduação (4 meses) $8,200 Quatro meses ou um período acadêmico

Estudo ou pesquisa na Universidade em nível de graduação.

É necessário um contrato de intercâmbio estudantil válido que isente as taxas de matrícula.

Graduação (4 meses)  $8,200  Quatro meses ou um período acadêmico

Estudo ou pesquisa em nível de pós-graduação (Mestrado e Doutorado).

Não é necessário um acordo de intercâmbio estudantil.

Pós-graduação (5-6 meses) $11,100  Cinco a seis meses

Estudo ou pesquisa em nível de pós-graduação (Mestrado e Doutorado).

Não é necessário um acordo de intercâmbio estudantil.

As inscrições para bolsa de estudos do Programa ELAP são feitas de forma online através da Superintendência de Relações Internacionais da UFBA, enviando os documentos necessários ao endereço de e-mail sri@ufba.br. A SRI intermediará o envio dos arquivos para as instituições de ensino superior canadenses. No entanto, são as instituições canadenses, junto ao Governo do Canadá, quem serão responsáveis pela revisão dessa documentação e pela seleção das candidaturas.

Os prazos para inscrição são:

• University of Regina: 23 de fevereiro de 2024
  • Memorial University of Newfoundland: 05 de março de 2024 (RETIFICADO)
  • York University: 18 de março de 2024 (Observação: os candidatos(as) interessados(as) em se inscrever na bolsa ELAP precisam preencher o seguinte formulário até o dia 06/03/2024: https://yorkinternational.apps01.yorku.ca/machform/view.php?id=617517. Para as inscrições sem a participação no programa ELAP, o prazo permanece o mesmo: 18/03/2024) (RETIFICADO)

Documentos indispensáveis para a candidatura:

• Formulário da UFBA devidamente preenchido e assinado (disponível nesse link);
  • Fotos 3x4: (1 no formulário da UFBA) e, se necessário, para a Universidade anfitriã;
  • Duas (2) Cartas de Recomendação de professores(as) efetivos(as) (de preferência, no idioma do país de destino), em papel timbrado da Unidade de Ensino, disponível no Colegiado ou Departamento do curso em que o/a aluno/a está matriculado/a;
  • Curriculum Vitae traduzido para o idioma do país de destino (devidamente assinado pelo aluno) com no máximo 2 folhas;
  • Carta de Intenção do(a) aluno(a) (em português e traduzida para o idioma do país de destino) – assinada pelo(a) aluno(a);
  • Histórico Escolar Oficial da UFBA (original e traduzido pelo(a) candidato(a) para o idioma do país de destino);
  • Carta Convite da Instituição canadense para estudantes de Mestrado e Doutorado;
  • Cópia do Certificado de Proficiência no idioma (inglês, francês). Necessário verificar o nível do idioma exigido no site da universidade escolhida;
  • Cópia do RG ou do Passaporte (caso possua, dar preferência ao passaporte);
  • Comprovante de vacinação contra a COVID-19.

Todos os demais documentos necessários poderão ser consultados em https://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng (aba: “Application process” / item: “Supporting documents”).

Os/as estudantes deverão apresentar a cópia do cartão de vacinação ou print do sistema SUS comprovando a imunização. Cada estudante é responsável por verificar os imunizantes aceitos no país de destino onde pretende realizar o intercâmbio.

Uma vez aprovadas as candidaturas, os(as) alunos(as) serão comunicados(as) por e-mail, para que façam a inscrição na instituição de destino.

Antes de viajar, é imprescindível que o(a) estudante indicado(a) como candidato(a) da UFBA ao preenchimento de uma vaga em instituição no exterior dirija-se à Superintendência de Relações Internacionais da UFBA munido(a) da cópia do passaporte, do visto de estudante e do comprovante de vacinação. Tal providência é necessária, para que a Superintendência de Relações Internacionais da UFBA possa efetuar o registro do período de intercâmbio junto à CARE - Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis/SUPAC.

Para mais informações, consulte o documento de divulgação disponível na aba “Editais” deste site, ou através deste link.

Dúvidas podem ser enviadas para: Scholarships-Info-Bourses@international.gc.ca

Para o edital completo da ELAP, consulte o site oficial do Programa: https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng