DAAD - Ex-bolsistas do DAAD contam com programas exclusivos de estadia na Alemanha

© iStock

Anualmente o DAAD lança uma chamada do programa exclusivo para seus ex-bolsistas do mundo tudo: os DAAD-Alumni que já tenham recebido um fomento por período superior a seis meses podem se candidatar a uma estadia de pesquisa ou trabalho na Alemanha. A última chamada esteve aberta até o dia 10/10/2023 para estadias a partir de maio de 2024. Confira os detalhes aqui.

Existe, ainda, um programa do mesmo tipo exclusivo para os ex-bolsistas do programa EPOS, cujo foco é em cursos ligados ao desenvolvimento sustentável. Nesse segundo caso, há duas chamadas por ano (veja datas ao final da página).

Os selecionados das duas modalidades ganham bolsa por um a três meses para desenvolver um projeto de pesquisa em cooperação com uma universidade ou um instituto de pesquisa alemães. No caso de ex-bolsistas atuantes fora do setor acadêmico é possível pleitear uma estadia de trabalho numa instituição ligada às áreas de economia/negócios, administração, cultura ou mídia.

A ideia por trás desses programas é estimular a manutenção de contatos dentro da rede global de ex-bolsistas do DAAD e possibilitar que os ex-bolsistas sigam desenvolvendo seus projetos em cooperação com instituições alemãs. Esta página da central do DAAD apresenta um panorama sobre as duas modalidades de apoio a ex-bolsistas.

Conheça alguns critérios de avaliação

Apresentar um projeto de pesquisa ou de trabalho bem planejado e convincente é um critério importante do processo seletivo. Os candidatos interessados em pesquisa acadêmica devem ainda comprovar sua trajetória enquanto pesquisador(a) e, dependendo do caso, apresentar o histórico de publicações. Para os interessados em estadias de trabalho, será avaliado, por exemplo, se a estadia na Alemanha poderá ter um impacto sustentável na atividade profissional e se é possível prever um efeito multiplicador a partir da experiência, por exemplo, na forma de publicações.

O processo seletivo só admite ex-bolsistas que tenham retornado para o país de origem há pelo menos três anos. Os selecionados ganham uma bolsa mensal de cerca de 2.000 euros e passagem aérea. A duração do fomento é decidida por um comitê de seleção e depende do projeto em questão e do cronograma proposto pelo(a) candidato(a).

Programa de estadias para ex-bolsistas do programa EPOS

• Duas chamadas por ano | Prazos de candidatura: 31 de março (para estadias entre julho e dezembro) e 29 de setembro (para estadias entre janeiro e junho);
  • Pré-requisitos e procedimentos de inscrição no site da central DAAD.

Fonte: https://www.daad.org.br/pt/2021/04/09/ex-bolsistas-do-daad-contam-com-programas-exclusivos-de-estadia-na-alemanha/