Apresentação

A internacionalização no século XXI, especialmente após o longo período de pandemia, tem sido vista pelas universidades de todo o mundo como um fator fundamental para que a comunidade acadêmica possa desenvolver habilidades que favoreçam o amadurecimento de aspectos comunicativos e linguísticos, trabalho em equipes multiculturais e escuta ativa diante de desafios globais a nos exigir uma percepção intercultural. A globalização tem desafiado as universidades para o enfrentamento de questões como mudanças climáticas, ondas migratórias, desigualdades sociais e a produção de informações por meio de Inteligência Artificial. Tais desafios apontam para a construção de soluções também de modo global. Neste sentido, internacionalizar tem se tornado não apenas uma vocação das universidades contemporâneas, mas uma exigência do mundo atual.

A criação da Superintendência de Relações Internacionais (SRI) na UFBA atende à crescente demanda por prospecção, coordenação, supervisão e execução de ações que visem a internacionalização da UFBA. A criação da SRI visa a elaboração de uma política de internacionalização que subsidie e apoie o desenvolvimento de projetos em redes internacionais que promovam o bem estar social, a qualidade de vida, a interculturalidade e o respeito à diversidade. Tais esforços consistem em promover um ambiente propício para a inovação, modernização, competitividade e participação no cenário global. Por meio do estabelecimento de parcerias, busca-se integrar universidades, pesquisadores e estudantes à comunidade científica mundial.

Desse modo, a UFBA vem se integrando em grandes redes de cooperação internacional e tem alcançado, nos últimos anos, significativos indicadores de internacionalização. Houve grandes avanços na participação em redes de cooperação, nos acordos bilaterais e no intercâmbio de estudantes, pesquisadores e técnicos. A UFBA tem firmado parcerias bilaterais e multilaterais, a exemplo da cooperação com os BRICS, do projeto de cooperação Brasil-Rússia-Belarus e outras redes de cooperação acadêmica e pesquisa. Graças a essa política de expansão, a Universidade passou a abrigar um Instituto Confúcio, parceria com a Universidade de Shangai, na China, oferecendo cursos de mandarim e programa de intercâmbio de estudantes e docentes. A UFBA é também uma das 5 instituições brasileiras integrantes do programa Fulbright International Network, dos Estados Unidos.

Cabe a uma SRI desenvolver políticas e ações que estimulem a mobilidade estudantil, a integração de estudantes estrangeiros, o acolhimento a refugiados, a oferta de componentes curriculares em línguas estrangeiras, vinda de professores visitantes e a partilha de experiências de internacionalização em toda a comunidade acadêmica.

Objetivos da Superintendência de Relações Internacionais da UFBA

- Induzir e promover a internacionalização estudantil, docente e técnica junto a instituições estrangeiras, por meio de intercâmbios, cursos, eventos, bolsas e estágios (remunerados ou não);

- Possibilitar, em parceria com outros setores da universidade, a implementação de acordos de cooperação bilaterais ou multilaterais com instituições estrangeiras;

- Prospectar, implementar e monitorar acordos, acordos e programas interuniversitários internacionais;

- Gerenciar programas de intercâmbio acadêmico entre a UFBA e universidades no exterior;

- Divulgar e articular oportunidades acadêmicas internacionais na comunidade interna e externa da UFBA;

- Realizar missões em instituições de ensino superior estrangeiras;

- Receber missões de instituições do exterior ao visitar a UFBA.