Mobilidade/Estudantes Estrangeiros

Você é estudante estrangeiro e deseja estudar na UFBA?

 

A UFBA possui duas modalidades de intercâmbio para estudantes estrangeiros: Alunos Conveniados e Alunos Especiais:

 

Alunos Conveniados:

O aluno conveniado é o estudante universitário que realiza intercâmbio acadêmico internacional ao abrigo de um Acordo de Cooperação entre a sua instituição superior de ensino e a UFBA, por até dois semestres letivos.

O aluno conveniado deve preencher o Formulário de Inscrição Online no site da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA e escolher os componentes curriculares que pretende cursar durante o período de intercâmbio. Os componentes curriculares estão disponíveis no site https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/SUPAC/MatriculaGraduacaoUnidade1.

A matrícula de componentes curriculares de graduação é realizada, diretamente pela AAI, na Secretaria Geral dos Cursos (SGC).

O estudante que desejar cursar componentes curriculares dos cursos de pós-graduação deverá encaminhar sua solicitação a esta Assessoria. No entanto, ele será matriculado diretamente no Colegiado do Curso de pós-graduação escolhido.

 

Alunos Especiais:

O aluno especial é o estudante universitário cuja instituição de origem não possui Acordo de cooperação com a UFBA. Nessa categoria se inclui também o portador de diploma superior que deseja realizar parte dos estudos de pós-graduação em uma instituição superior de ensino fora do seu país. Uma vez a inscrição aprovada, o estudante de graduação poderá cursar até 6 (seis) componentes curriculares, na UFBA, e o de pós-graduação, até 4 (quatro) componentes curriculares.

O aluno especial deve preencher o Formulário de Inscrição Online no site da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA e escolher os componentes curriculares que pretende cursar durante o período de intercâmbio.

Os componentes curriculares estão disponíveis no site  https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/SUPAC/MatriculaGraduacaoUnidade1. A matrícula de componentes curriculares de graduação é realizada, diretamente pela AAI, na Secretaria Geral dos Cursos (SGC). O estudante que desejar cursar componentes curriculares dos cursos de pós-graduação deverá encaminhar sua solicitação a esta Assessoria. No entanto, ele será matriculado diretamente no Colegiado de pós-graduação escolhido.

 

Observação:

1) Não são oferecidas vagas para aluno especial no curso de medicina.

2) As aulas na UFBA são ministradas em língua portuguesa. Para maiores informações, consulte o Guia de Mobilidade Estudantil abaixo:

 

Guia de Mobilidade Estudantil - versão curta em Português - Bem vindo a UFBA

Guia de Mobilidade Estudantil - versão curta em Português - Bem vindo a Salvador

Guia de Mobilidade Estudantil - versão em Português - Completo

 

Você é estudante estrangeiro e virá estudar na UFBA?

A UFBA lhe propõe o Programa Amigo UFBA

Português, Brasil